segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

CCXP 2015 Acabou....e foi épico mesmo!

Foto: Internet

Um mundo diferente... o mundo da 9ª arte....o MUNDO DOS QUADRINHOS!
Por conta da minha agenda eu só pude estar na abertura da CCXP - quinta feira.
No entanto a escolha da data foi planejada justamente para estar nas masterclasses de Scott McCloud e Mark Waid.
Para os muitos estudantes e novatos do mundo da arte e dos quadrinhos que acompanham o meu blog, fiz algumas anotações para compartilhar com vocês:

Mr McCloud
O cara não envelhece...rsrsrsrs....de tudo que temos de maravilhoso, em termos acadêmicos, das suas obras - Desvendando os Quadrinhos, Reiventando os Quadrinhos e Desenhando os Quadrinhos, o que me chamou a atenção foi o fato de McCloud declarar encontar, na experimentação de técnicas/novos suportes e do estudo, sua inspiração para continuar criando. Respondendo a uma pergunta da platéia sobre a técnica digital e a cintiq ele foi categorico: Não adianta a sofisticação dos equipamentos digitais o desenho ainda precisa da "mão"do artista.

Mark Waid
No portfolio do cabra tem Superman: O Legado das Estrelas, Quarteto Fantastico, Flash, Liga da Justiça e atualmente, Demolidor e Vingadores. O cara deu uma aula para os novados, várias dicas técnicas que valem ser lembradas:
Um bom roteiro deve ter um conflito e uma resolução que impactam o leitor - Pelo menos um grande momento - Investimento emocional dos personagens - Os personagens devem fazer escolhas interessantes, terem preocupações/conceitos universais e metas e objetivos claros. Ja na arte outras dicas legais: Variar a enfase na página evitando quadros sequênciais com o mesmo take; de 4 a 6 painéis (ou quadros) por página, ele falou que o ideal são 5; No layout fazer a indicação dos balões, ele faz parte da composição do painel. Balões com 15 a 20 palavras e em um painel manter entre 30 e 35 palavras. Ok, a turma contra a recita de bolo vai descer a boca....rsrsrsrs. Eu acho que tudo bem passar uma receita, o talento e a capacidade vão sobrepor a isso!
Por Marco A Cortez

Mais do CCXP 2015


Com o artista Julio Brilha, ou Mr White? =)

Com o artista Alexandre Montandon da Qualidade em Quadrinhos Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário